Skip to main content
planos de saúde no imposto de renda

Convênio Médico no Imposto de Renda: Como declarar

planos de saúde no imposto de renda
planos de saúde no imposto de renda

Convênio Médico no Imposto de Renda: Um dos benefícios do convênio médico é a possibilidade de declarar as despesas do convênio do Imposto de Renda – IR reduzindo o valor a ser pago no imposto anual. Mas é preciso ter alguns cuidados para não cair na malha fina.

O titular do convênio médico pode declarar o valor pago e caso tenha beneficiários, esses devem ser lançados como dependentes na declaração. Em casos de convênios médicos empresariais a declaração será referente ao valor pago pelo empregado, se o valor for totalmente pago pela empresa não será possível declarar.

As despesas com o convênio médico devem ser preenchidas no quadro Pagamentos Efetuados, com o código 26 – Planos de Saúde no Brasil. Será necessário informar o CNPJ, o nome da operadora do plano de saúde e o valor pago.

 

Convênio Médico no Imposto de Renda: Há Limites?

Não há limites de dedução para gastos com convênio médico do contribuinte e de seus dependentes. Caso tenha efetuado algum pagamento particular com atendimentos médicos ou exames também é possível declarar, mas é preciso se atentar a possibilidade do convênio médico ter efetuado reembolso total ou parcial desses gastos, esses reembolsos precisam ser declarados corretamente para evitar a malha fina.

Caso haja dúvidas referentes aos reembolsos realizados no ano em questão é possível solicitar junto à operadora do plano de saúde um relatório completo de todos os reembolsos efetuados no ano. A maioria das operadoras de planos de saúde enviam esse relatório anualmente para os seu clientes.

Na declaração de gastos particulares com saúde é necessário informar a especialidade médica de acordo com as opções que constam do

plano de saúde no imposto de renda - IR
planos de saúde no imposto de renda – IR

programa destinado a declaração do Imposto de Renda – IR, informar o nome do profissional ou da empresa que fez o atendimento médico, o CNPJ ou CPF, o valor pago e preencher o campo com o valor exato que foi reembolsado pelo plano de saúde. Nesse procedimento é fundamental indicar se o gasto foi destinado ao titular ou aos dependentes, sendo necessário informar o nome do dependente.

Cuide de sua saúde contratando um plano de saúde com valores acessíveis e consiga a redução do valor pago para o Imposto de Renda – IR através da aquisição desse plano. A planos de saúde online auxilia na busca e na aquisição de um plano de saúde com o maior custo benefício. Solicite uma cotação sem compromisso.